quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Atividades em sala de aula - Cursista Albanise

Atividade 1
Cursista:  Albanise

IMC - Índice Massa corporal

Atividade foi vivenciada com a turma do 7º ano  do ensino fundamental, na escola Hildebrando Carneiro de Souza, no dia 27 agosto de 2013.
Foi trabalhado em matemática razão, proporção, potenciação, divisão, massa, comprimento, valor aproximado – arredondamento de números e  interpretação de tabela ; junto com ciências (saúde - IMC).
Foi copiando no quadro um texto sobre a organização mundial de saúde (OMS) e Índice Massa Corporal (IMC- indicador utilizado pela OMS para indicar o nível de obesidade nos países)
Ao iniciar  a aula foi discutido o texto que foi copiado no quadro e depois foi pedido que alunos  calcula-se seu IMC.
Começaram as indagações:
·         Professor não sei meu peso?  ( forneci uma balança e aproveitei para explicar a diferença entre massa e peso );
·         Professor não sei minha altura? ( forneci uma fita metra e aproveitei para explica a grandeza comprimento).;
·         Professor, como calculo minha altura ao quadrado? ( aproveitei  para revisar potenciação);
·         Professor, não estou conseguindo fazer a divisão? ( aproveitei  para explicar que em certos casos a calculadora pode ser útil   em sala de aula);
·         Professor, o numero que encontrei é muito grande, o que faço? (aproveitei para explicar a questão de arredondamento de números racionais-decimais e irracionais);
·         O que significa esse número? (aproveitei para explicar  tabela)
Após  os cálculos foram discutidos com os estudantes:
·         IMC é uma Razão?
·         É possível calcular  os limites de minha massa para ser considerado  “abaixo da massa ideal”,  “massa ideal”, “Excesso de massa”, “obesidade” e “superobesidade”.
 Em todo processo, os  estudantes trabalharam coletivamente(um ajudando o outro), deu para perceber que eles gostaram da atividade.
No final salientei que o resultando  do IMC não pode ser considerado  um indicador de saúde, uma pessoa com um bom desenvolvimento de massa muscular pode indicar IMC alto (massa muscular tem maior massa que a gordura corporal considerando um mesmo volume); uma pessoa com IMC baixo pode está  perfeitamente saudável.

 Só o médico pode dá resultado preciso sobre a saúde.

























Atividade 2

Cursista:  Albanise


Trigonometria – modelo matemático – cálculo da altura da escola e da caixa d’agua

Atividade foi vivenciada com a turma do 9º ano  do ensino fundamental, na escola Hildebrando Carneiro de Souza, no dia 17 setembro de 2013.
Foi trabalhado em matemática razão, proporção, trigonometria: seno, cosseno e tangente, divisão, modelo matemático, comprimento, ângulo; na resolução de um problema real(calcular a altura da escola e da caixa d’água).
Foi copiado um texto no quadro e entregue uma xerox( tabela com o seno, cosseno e tangente 1° a 90° )  propondo que os estudantes  usam-se conhecimento de trigonometria (seno, cosseno e tangente ) para calcular a altura da escola e da caixa d’água.
Em sala de aula discutimos como seria feito: 
 * Que seria usado um transferidor para medir o ângulo: adaptei três transferidores para mediação do ângulo: dois  transferidores comuns anexados a pedaços de madeira e com um canudo no centro e outro transferidor(usado por professores para da aula) também com um canudo no centro ;
*Um trena seria usada  para medir a distância do ponto de observação até o objeto  e depois a altura do observando(do chão até a altura dos olhos).

Após coletar os dados criaremos um modelo matemático para representar  a situação real e tenta resolver o problema: qual é altura  da escola e caixa d’água
Após  discutimos as etapas da atividade, leve os estudantes para quadra da escola: com o transferidor maior( escolha dos estudantes) foi medido um ângulo a partir de um ponto marcado no objeto de estudo(parede da escola e da caixa da d’agua) igual a altura do observador(do chão até a altura dos olhos), o ângulo foi medido do ponto marcado até a extremidade vertical do objeto de estudo e com uma trena os estudantes mediaram a distância do objeto de estudo ao observador. Depois de coletar os dados, voltamos para sala e criamos um modelo que represente  o objeto real e através de triângulos retângulo os estudantes calcularam a altura da escola e da caixa d’água e no final inserimos a resultado a altura do observador(do chão até a altura dos olhos).

Os estudantes gostaram da atividade  e se mostraram empolgados por utilizar conhecimento matemático(trigonometria) no objeto real. Alguns estudantes pediram para leva os transferidores menores para calcular alturas  de objetos próximos  a sua residência. Em toda atividade percebi que os estudantes estavam se divertindo e aprendendo. 

































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