quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Atividades em sala de aula- Cursista Susane

Atividade 1
Cursista:  Susane

Literatura  -Cordel
Literatura e equações do 1º grau

A Atividade foi vivenciada com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental a Escola Hildebrando Carneiro de Souza, no dia 26 de agosto de 2013.
Ao iniciar a aula entreguei algumas fichas aos alunos  sobre  cordel.
Passei um vídeo em data show mostrando o que é cordel. Os alunos ficaram surpresos  e se perguntaram o que literatura de cordel ter haver com matemática.

Seguindo a aula mostrei outro vídeo onde era declamado e ilustrado uma literatura de cordel. Os alunos gostaram, mais ainda não entendiam a ligação com a matemática. Até que mostrei outro vídeo onde adolescentes declamavam um cordel sobre equação do 1º grau. Os alunos também declamaram o cordel matemático e após isso analisamos verso por verso, e a partir desses versos fui introduzindo os conceitos fundamentais da equação do 1º grau. Por fim utilizei o primeiro vídeo que mostrava uma história declamando em cordel, e elaboramos alguns problemas envolvendo equação do 1º grau, envolvendo a  história do cordel. Resolvemos os problemas  e os alunos demonstraram que gostaram da atividade pois aprenderam matemática de forma diferente, utilizando a literatura que eles não imaginavam ter ligação com matemática.

















Atividade 2

Cursista:  Susane

Índice de massa corporal – IMC

No dia 17 de setembro de 2013 ministrei uma aula de matemática na turma do 8º ano,  da Escola Hildebrando Carneiro de Souza.
No início da aula assistimos a um vídeo sobre a obesidade infantojuvenil, depois debatemos sobre as causas e maneiras de combater a obesidade. Quando os alunos demonstraram interesses sobre o assunto, lancei a pergunta: Vocês sabem calcular se estão obesos ou abaixo do peso? Vocês conhecem o IMC? Então mostrei 2 vídeos que falavam sobre o IMC e ensinava a calcular. Distribui um texto sobre o  IMC. Depois  que  discutimos o texto, utilizamos uma balança e uma fita métrica para medir e pesar(massa) cada aluno. Com suas  informações nas mãos, cada  aluno calculou seu IMC. Com esta aula interdisciplinar trabalhamos fórmulas, frações algébricas, potenciação, divisão, de uma forma interativa e dinâmica.

Essa experiência foi muito positiva, comprovei mais uma vez que o princípio do GESTAR é ótimo!
































Nenhum comentário:

Postar um comentário