Atividade 1
Cursista: Susane
Literatura -Cordel
Literatura e equações
do 1º grau
A Atividade foi vivenciada com
uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental a Escola Hildebrando Carneiro de Souza,
no dia 26 de agosto de 2013.
Ao iniciar a aula entreguei algumas fichas aos alunos sobre cordel.
Passei um vídeo em data show
mostrando o que é cordel. Os alunos ficaram surpresos e se perguntaram o que literatura de cordel
ter haver com matemática.
Seguindo a aula mostrei outro
vídeo onde era declamado e ilustrado uma literatura de cordel. Os alunos
gostaram, mais ainda não entendiam a ligação com a matemática. Até que mostrei
outro vídeo onde adolescentes declamavam um cordel sobre equação do 1º grau. Os
alunos também declamaram o cordel matemático e após isso analisamos verso por
verso, e a partir desses versos fui introduzindo os conceitos fundamentais da
equação do 1º grau. Por fim utilizei o primeiro vídeo que mostrava uma história
declamando em cordel, e elaboramos alguns problemas envolvendo equação do 1º
grau, envolvendo a história do cordel. Resolvemos
os problemas e os alunos demonstraram
que gostaram da atividade pois aprenderam matemática de forma diferente,
utilizando a literatura que eles não imaginavam ter ligação com matemática.
Atividade 2
Cursista: Susane
Índice de massa
corporal – IMC
No dia 17 de setembro de 2013 ministrei uma aula de matemática na turma do 8º ano, da Escola Hildebrando Carneiro de Souza.
No início da aula assistimos a um
vídeo sobre a obesidade infantojuvenil, depois debatemos sobre as causas e maneiras
de combater a obesidade. Quando os alunos demonstraram interesses sobre o
assunto, lancei a pergunta: Vocês sabem calcular se estão obesos ou abaixo do
peso? Vocês conhecem o IMC? Então mostrei 2 vídeos que falavam sobre o IMC e
ensinava a calcular. Distribui um texto sobre o
IMC. Depois que discutimos o texto, utilizamos uma balança e
uma fita métrica para medir e pesar(massa) cada aluno. Com suas informações nas mãos, cada aluno calculou seu IMC. Com esta aula
interdisciplinar trabalhamos fórmulas, frações algébricas, potenciação,
divisão, de uma forma interativa e dinâmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário