domingo, 29 de setembro de 2013

Atividades em sala de aula - Cursista Jean

Atividade 1
Cursista:  Jean
Frações
·         Fração como uma representação de uma parte de um todo;
·         Simplificação de fração;
·         Frações equivalentes;
·         Adição e subtração  de frações

A Atividade foi vivenciada com uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Senador Paulo Guerra, no  mês de agosto de 2013.
 Inicie  o assunto propondo  que os estudantes fizessem uma pesquisa sobre “o que é fração?”. Na aula seguinte os estudantes apresentaram a pesquisa feita nos livros de 6º ano de matemática que encontraram na biblioteca da escola.

Após as apresentações, discutimos o conceitos trazido por eles: “ fração como uma representação  de uma parte de um todo”,  “frações equivalentes” e “subtrações de frações”.

Depois pedi que eles fizessem um desenho, dividisse em parte iguais, pintasse algumas dessas partes e depois representasse as partes pintadas por  uma fração. Alguns  estudantes fizeram o desenho e dividiram em partes diferentes , foi ótimo pois aproveitei para explicar para turma que a fração encontrada  não  poderia representar  parte pintada.

Como o objetivo da aula era trabalhar o conceito de fração, fiz um desafio para turma:  trouxe uma caixa de” bis”  e um   tabuleiro de xadrez:

#pediu que um estudante  selecionasse algumas casas do tabuleiro e  outro estudante deveria indicar qual fração que representaria as casas selecionadas . Por participarem da atividade ambos recebiam um "bis". Alguns estudantes acertaram  e outros não ,  o importante que a cada acerto e erro, o conceito de fração como uma representação de uma parte de um todo era entendido.

#finalmente  fiz  o seguinte  desafio: selecione uma quantidade bis e  represente a fração dos “bis” selecionados, considerado a quantidade total da caixa  . Como recompensa os estudantes que acertassem a fração, receberia de bônus os "bis" selecionados. Alguns estudantes erram a fração (depois deem alguns bis a eles), mas o importante que a maioria dos estudantes entenderam o conceito. Como foram várias caixas de “bis” saíram frações simples como 3/20, 9/20, mas saíram frações como 15/20, 20/20( estudantes espertinhos). Com as frações obtidas, aproveitei para trabalhar nas aulas seguintes: simplificação de frações, frações equivalentes e adição e subtração de frações com denominadores iguais.


Os estudantes gostaram da atividade e tiveram grande facilidade na resolução dos exercícios e problemas que fiz nas aulas seguintes:










Nenhum comentário:

Postar um comentário