Atividade 1
Cursista: Jean
Frações
·
Fração como uma representação de uma parte de um
todo;
·
Simplificação de fração;
·
Frações equivalentes;
·
Adição e subtração de frações
A Atividade foi vivenciada com
uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Senador Paulo Guerra, no mês de agosto de 2013.
Inicie
o assunto propondo que os estudantes
fizessem uma pesquisa sobre “o que é fração?”. Na aula seguinte os estudantes
apresentaram a pesquisa feita nos livros de 6º ano de matemática que
encontraram na biblioteca da escola.
Após as apresentações, discutimos
o conceitos trazido por eles: “ fração como uma representação de uma parte de um todo”, “frações equivalentes” e “subtrações de frações”.
Depois pedi que eles fizessem um
desenho, dividisse em parte iguais, pintasse algumas dessas partes e depois
representasse as partes pintadas por uma fração. Alguns estudantes fizeram o desenho e dividiram em
partes diferentes , foi ótimo pois aproveitei para explicar para turma que a
fração encontrada não poderia representar parte pintada.
Como o objetivo da aula era
trabalhar o conceito de fração, fiz um desafio para turma: trouxe uma caixa de” bis” e um tabuleiro de xadrez:
#pediu que um estudante selecionasse algumas casas do tabuleiro e outro estudante deveria indicar qual fração
que representaria as casas selecionadas . Por participarem da atividade ambos recebiam
um "bis". Alguns estudantes acertaram e
outros não , o importante que a cada
acerto e erro, o conceito de fração como uma representação de uma parte de um
todo era entendido.
#finalmente fiz o
seguinte desafio: selecione uma
quantidade bis e represente a fração dos
“bis” selecionados, considerado a quantidade total da caixa . Como recompensa os estudantes que
acertassem a fração, receberia de bônus os "bis" selecionados. Alguns estudantes
erram a fração (depois deem alguns bis a eles), mas o importante que a
maioria dos estudantes entenderam o conceito. Como foram várias caixas de “bis”
saíram frações simples como 3/20, 9/20, mas saíram frações como 15/20, 20/20(
estudantes espertinhos). Com as frações obtidas, aproveitei para trabalhar nas aulas
seguintes: simplificação de frações, frações equivalentes e adição e subtração
de frações com denominadores iguais.
Os estudantes gostaram da atividade
e tiveram grande facilidade na resolução dos exercícios e problemas que fiz nas
aulas seguintes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário